Escola Pantheon
Independência no banho!

Crianças até 1 ano e meio não devem ficar sozinhas na banheira ou no chuveiro, nem por instantes. Nessa faixa etária, os pais podem ensaboar o corpo delas e mostrar a forma correta para que, aos poucos, assimile os comandos. Por volta dos 2 anos, os adultos ainda dão o banho, mas podem deixar que o filho participe ajudando na higiene de algumas regiões. Lá pelos 5 anos, ele já terá autonomia para tomar um banho completo e com segurança. Mas há outras importantes questões a serem observadas. Confira aqui!

Com supervisão
Recomenda-se que um adulto observe enquanto a criança faz a higiene e vá pontuando sobre as áreas delicadas, como axilas, orelhas, pescoço e pés. A regra vale também na hora de enxugar o corpo. Não dá para deixá-la se esquecer dessas regiões menos visíveis.

Atenção com os genitais
As meninas devem ser ensinadas a lavar a região genital com as mãos ensaboadas, inclusive dentro dos grandes lábios. Já os meninos precisam ser lembrados de lavar todo o pênis, sem se esquecer da glande e do prepúcio.

Um tapete antiderrapante no piso do box ou no fundo da banheira é fundamental em qualquer idade!

Os cuidados com os cabelos
É importante mostrar à criança que o cabelo só fica limpo por completo quando se esfrega topo da cabeça, nuca, têmporas e comprimento (no caso das que têm cabelos compridos). Além disso, shampoo e condicionador precisam ser usados na dose certa e muito bem retirados com água para que não se acumulem nos fios. Além de dermatologicamente e oftalmologicamente testados, os produtos escolhidos devem ser da linha infantil. Boas opções são os enriquecidos com óleos vegetais, como o de oliva, que hidrata naturalmente. Não há problema em lavar os cabelos todos os dias na época do calor. Mas no frio, principalmente se tiver que fazer no período da noite, o ideal é tirar o excesso de umidade com a ajuda do secador. No entanto, o acessório só pode ser manipulado pelos adultos. Aliás, é tarefa também para os pais ajudar as crianças que têm cabelos compridos a secar com a toalha e a desembaraçar os fios.

Tempo controlado
Desde cedo, a criança deve entender que o banho faz parte da sua higiene diária e como tal precisa ter horários fixos. A rotina é importante, pois assim não se torna um estresse todas as vezes que os pais pedirem a ela que vá para o chuveiro. Além disso, o tempo tem de ser limitado, pois a água deve ser usada com responsabilidade em qualquer situação

Cadastre seu e-mail e fique sempre informado

Rua Aracaju, 196 - Barra - Salvador