Sociedade Brasileira de Pediatria lança manual para incentivar exercício físico

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou nesta quinta-feira (27) um manual dedicado ao incentivo da prática de atividades físicas.  As altas taxas de obesidade e sobrepeso entre as crianças e jovens foram os grandes motivadores da elaboração do documento. Mas não são a única causa de preocupação dos médicos. “A obesidade não é o problema em si, é só a consequência”, explica o pediatra Ricardo do Rego Barros, coordenador do Grupo de Trabalho de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Para ele, um dos principais motivadores do sedentarismo é o excesso do uso de gadgets. “é preciso reeeducar as famílias. Não adianta o pai falar pro filho largar o tablet se ele mesmo não sai da frente das telas “, completa.

Além disso, Barros ressalta a importância de fazer escolhas que promovam uma vida mais ativa no dia a dia. Como ir pelas escadas normais ao invés de pegar as escadas rolantes no shopping ou percorrer a pé com as crianças trajetos curtos ao invés de pegar o carro.

O documento publicado pela SBP é voltado para pediatras, mas também traz orientações para os pais e professores de educação física. Uma grande tabela mostra as recomendações sobre a prática de atividades físicas de acordo com a idade:

Recomendação geral

Ser fisicamente ativo todos os dias é importante para a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes.  É  fundamental  que  as  atividades  sejam  prazerosas  e  adequadas  ao  estado  individual  de  crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente.

Crianças de 0 a 2 anos de idade
 1.  Bebês devem ser incentivados a serem ativos, mesmo que por curtos períodos, várias vezes ao dia.
2.  Bebês que ainda não começaram a se arrastar/engatinhar devem ser encorajados a serem
fisicamente ativos alcançando,  segurando,  puxando  e  empurrando,  movendo  a  cabeça, corpo  e  membros  durante  as rotinas diárias e durante atividades supervisionadas no chão, incluindo tempo em decúbito frontal.
3.  Bebês que conseguem se arrastar/engatinhar devem ser encorajados a serem tão ativos quanto possível em um ambiente seguro, supervisionado e estimulante.
4.  Crianças que conseguem andar sozinhas devem ser fisicamente ativas todos os dias durante pelo menos 180 minutos em atividades que podem ser fracionadas durante o dia e ocorrerem em ambientes fechados ou ao ar livre. Os 180 minutos podem incluir atividades leves, como ficar de pé, movendo-se, rolando e brincando, além de atividades mais energéticas como saltar, pular e correr.
5.    Crianças  dessa  faixa  etária  não  devem  permanecer  em  comportamentos  sedentários  por  longos  períodos,  exceto  quando  estão  dormindo.  O  comportamento  sedentário  representa  o  tempo  em  que  as  crianças estão fazendo muito pouco movimento físico, como passear de carro ou ficar no carrinho de bebê. Permanecer em comportamentos sedentários por longos períodos não é benéfico para a saúde e para o desenvolvimento da criança e deve ser evitado.
6.  Até os dois anos de vida recomenda-se que o tempo de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja ZERO.
Crianças de 3 a 5 anos de idade

1.  Crianças dessa faixa etária devem acumular pelo menos 180 minutos de atividade física de qualquer intensidade distribuída ao longo do dia, incluindo uma variedade de atividades em diferentes ambientes e que desenvolvam a coordenação motora.
2.  Brincadeiras ativas, andar de bicicleta, atividades na água, jogos de perseguir e jogos com bola são as melhores maneiras para essa faixa etária se movimentar.
3.    A  partir  dos  três  anos  de  idade  atividades  físicas  estruturadas,  como  natação,  danças,  lutas,  esportes  coletivos, entre outras, também podem ser paulatinamente incluídas.
4.  Comportamentos sedentários devem ser fortemente evitados e recomenda-se que o tempo de tela seja limitado em 2 horas por dia, sendo que quanto menos tempo gasto frente às telas será melhor.

Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos de idade

1.  Crianças e adolescentes dessa faixa etária devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades  físicas  de  intensidade  moderada  a  vigorosa.  Atividades  de  intensidade  moderada  a  vigorosa  são aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido, tais como pedalar, nadar, brincar em  um  playground,  correr,  saltar  e  outras  atividades  que  tenham,  no  mínimo,  a  intensidade  de  uma caminhada.
2.   A prática de atividade física superior a 60 minutos fornece inúmeros benefícios adicionais para a saúde.
3.  Atividades de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos, devem ser realizadas em, pelo menos, três dias por semana. Para a população pediátrica essas atividades podem ser não estruturadas, como brincadeiras que incluam saltos, atividades de empurrar, puxar e apoiando/suportando o peso corporal.
4.  Atividades de flexibilidade envolvendo os principais movimentos articulares devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana.
5.    Crianças  e  adolescentes  devem  ser  encorajados  a  participar  de  uma  variedade  de  atividades  físicas agradáveis e seguras que contribuam para o desenvolvimento natural, tais como, caminhadas, andar de bicicleta, praticar esportes diversos, se envolver em jogos e brincadeiras tradicionais da comunidade em que estão inseridas. Estas atividades melhoram os aspectos físico, emocional e social.
6.  Assim como para crianças de 3 a 5 anos de idade, comportamentos sedentários devem ser evitados e recomenda-se que o tempo de tela seja limitado em 2 horas por dia, sendo que quanto menos tempo gasto frente às telas será melhor. Porém, este limite não deve levar em consideração o tempo destinado ao uso de computador para realização de tarefas escolares.