Escola Pantheon
Artigo
Especialistas indicam quais frases os pais nunca devem dizer aos filhos


Existem algumas frases que toda criança já ouviu em algum momento seus pais dizerem. Clássicas como ‘engole o choro’ e ‘eu te avisei’ fazem parte do vocabulário, mas segundo especialistas, elas deve ser abolidas já!

Uma reportagem do UOL consultou a pediatra Fátima Louro e as psicólogas Graciele Almeida Reis e Marganne Dubrule e listou frases que nunca devem ser ditas a uma criança. São elas:

“Eu disse para não fazer isso” ou “eu avisei”: isso afeta a maneira como cada criança desenvolve sua maturidade, pois cada uma tem seu próprio tempo. Isso reforça uma autoridade inadequada e impede o crescimento saudável dos filhos.

“Seu irmão não faz isso”: comparativos podem mexer com a autoestima da criança, pois cada um tem suas competências. Dizer essa frase faz a criança se sentir inferiorizada em relação a característica privilegiada do irmão.

“Engole o choro”: nunca se deve reprimir as emoções de uma criança, pois isso gera uma opressão afetiva e pode fazer com que ela cresça sem demonstrar seus sentimentos.

“Você vai ser burro se não estudar”: usar expressões negativas atrapalha a maneira como a criança aprende as coisas. É importante ressaltar que não existe ninguém burro e que incentivar as crianças a desenvolverem suas potencialidades é extremamente importante.

“Não vai doer nada”: tentar minimizar o sofrimento dos filhos faz mal a eles. É fundamental ser sincero ao explicar certos inconvenientes da vida e ressaltar que, mesmo que a dor se faça presente, eles terão apoio e conforto para dar conta desse incômodo.

“Como você é preguiçoso”: nunca use rótulos para se referir aos pequenos, pois eles podem acreditar muito nessas palavras. Se quiser falar sobre alguma característica, coloque-a em um contexto. “Sei que você tem preguiça para fazer tal coisa. Como podemos resolver isso”, é um bom exemplo.

“Porque sim”: essa é uma das mais clássicas. A falta de paciência com as perguntas das crianças influenciam na maneira como vão aprender sobre elas. Se você não souber a resposta, não se envergonhe de dizer e tente buscar por ela junto com seu filho.

“Que menina feia”: repreender a criança com frases pejorativas é um erro enorme. Devemos enfatizar que a ação é que foi feia, não a criança. Dizer essa frase faz com ela entenda que não é boa o suficiente e isso traz sérias consequências como baixa autoestima.

Por Redação Vida e Estilo,Yahoo Vida e Estilo

Cadastre seu e-mail e fique sempre informado

Rua Aracaju, 196 - Barra - Salvador

Tel.: (71) 3235-2727

WhatsApp: (71) 99161-7829

Contato