Artigo
“Meu filho acorda várias vezes à noite” é a principal queixa dos pais sobre o sono das crianças

Confira quais são os principais problemas na hora de colocar os pequenos para dormir e o que fazer para resolver essas situações

Por texto – Malu Echeverria edição – Mônica Kato

Acorda várias vezes à noite
Como resolver:
 os adultos também acordam, a diferença é que voltam a dormir e muitas vezes nem se lembram no dia seguinte. Por isso, avalie quais associações seu filho faz com o sono. Se ele sempre dorme mamando, ao acordar, vai querer mamar novamente para dormir. Então, o ideal é que ele associe o momento a um ritual tranquilo, como ouvir você contar uma história, e seja colocado na cama ainda acordado.

Só dorme ao ser embalado (no colo, no carrinho…)
Como resolver:
para romper essa associação, faça uma transição gentil. O bebê pode ficar no colo na hora de dormir, com você em pé, mas sem ser embalado. Após três ou quatro dias assim, você pode se sentar. Caso ele chore, levante-se um pouco, mas tente não embalar outra vez. Até que, aos poucos, você já pode tentar colocá-lo no berço para ele dormir ali sem ajuda.

Faz birra na hora de dormir
Como resolver:
 é mais comum com os maiores. Um ritual de sono agradável é a melhor solução. É interessante também deixar a criança escolher alguns detalhes, como o pijama ou o livro que vocês vão ler. Pode ser que o seu filho apenas queira ficar mais tempo com a família. Por isso, uma brincadeira tranquila pode ser incluída, para ele associar o momento a algo divertido, só de vocês.

Não quer dormir no berço/própria cama
Como resolver:
em primeiro lugar, cheque se o seu filho não está com frio, calor ou outro incômodo. No mais, isso é comum quando a criança inicia o sono em outro local, seja no colo, na cama dos pais ou mesmo no sofá. Assim, ela entende que ali não é o lugar ideal para dormir. A dica, então, é a mesma: ela tem de ser colocada no berço ou na cama sonolenta, mas ainda desperta. E se chorar à noite, tente acalmá-la no mesmo local antes de pegá-la no colo. Outra razão para resistir ao berço é o fato de ser colocada ali toda vez que os pais ou cuidadores precisam se ausentar momentaneamente (como para ir ao banheiro). Nesse caso, ela pode associar o berço a uma rejeição, por isso, é preciso mudar a estratégia, colocando-a em um bebê-conforto no nível do chão, por exemplo.