Projeto “Espelho, espelho meu, quem sou eu?”

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens e das sensações. Explorando o mundo, ampliamos a capacidade de expressão e conhecimento.

As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas, por um processo que abrange o seu corpo e os contextos nos quais ela vive. Esse processo inicia-se com a família, com a cultura de seus pais, na escola e com os espaços que irá frequentar desde seu nascimento.

Na primeira infância, toda aprendizagem se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato), sendo a escola responsável por proporcionar um ambiente altamente estimulador das inteligências, quando propicia às crianças a exploração, o contato, a interação e a expressão.

Deste modo, estimular a percepção das crianças em relação ao próprio corpo e a maneira como vivenciam o mundo ao seu redor, propicia o desenvolvimento da inteligência prática que adquirimos por meio das experiências sensoriais.